quinta-feira, 10 de março de 2011

Por que os livros são importantes?


Cantinho da leitura - 5º. Ano
____________________________
Por que os livros são importantes?
Porque eles alimentam a nossa imaginação, nos divertem e nos informam, além de nos apresentar muitas maneiras de entender o mundo. A maior parte do conhecimento humano está registrada em livros.
O livro mais antigo do mundo data de 2.500 anos atrás. Conta com seis páginas de ouro, presas juntas no topo e escritas em etrusco - uma língua até hoje não decifrada.
O livro mais caro já vendido em um leilão é o Códice de Leicester - com as anotações manuscritas de Leonardo da Vinci. Ele foi comprado em 1994 por Bill Gates, o fundador da Microsoft, por 30,8 milhões de dólares.
Os livros têm futuro?
Alguns estudiosos dizem que a internet ameaça a sobrevivência dos livros a longo prazo, à medida que ela permite acessar cada vez mais o conteúdo dos impressos. Porém, os livros ainda têm muitas vantagens: eles são mais fáceis de ler do que uma tela de computador, são práticos de manusear e podem ser levados a qualquer lugar.
Os chineses inventaram a impressão no final do século 2. Naquela época, eles já dominavam as técnicas de produção de papel e de tinta.
Um dos primeiros textos a ser impresso foi o Sutra do Diamante, um dos textos mais sagrados do budismo, impresso na China em 868.
Johann Gutenberg, da Alemanha, idealizou a "prensa de impressão", por volta de 1450.
A prensa de impressão podia produzir livros rapidamente e em cópias múltiplas - uma inovação tecnológica comparável à invenção da internet.
O primeiro livro impresso foi a Bíblia, por volta de 1455.
O maior best-seller de todos os tempos é a Bíblia, com mais de 1 bilhão de cópias vendidas.
A obra O Livro Vermelho, do chinês Mao Tsé-tung, é o segundo livro mais vendido da história, com 900 milhões de cópias.
Em terceiro lugar, está o dicionário The American Spelling Book, do autor Noah Webster, com mais 110 milhões de exemplares vendidos.
Na quarta posição, aparece a trilogia de O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien, com 100 milhões de livros vendidos.
Você sabia que a cada dois anos, acontece em São Paulo a Bienal Internacional do Livro, um evento que reúne escritores, ilutradores, contadores de histórias e muitos livros! Em 2010, ocorreu a 21ª edição. Outros estados, como o Rio de Janeiro e a Bahia, passaram a realizar o evento posteriormente.
A Biblioteca do Congresso em Washington, nos Estados Unidos, é a maior biblioteca do mundo!
São mais de 32 milhões de livros. 853 Km - comprimento total de todas as prateleiras na biblioteca. 500 mil filmes. 4 milhões de mapas. 62 milhões de manuscritos.
Nossa, eu nessa biblioteca não sairia nunca mais! Quero morar lá.
Livro indispensável. Muitas vezes, para compreender o significado de algumas palavras usadas pelos escritores de livros fazemos uso de outro livro, o dicionário. O dicionário da língua portuguesa Houaiss, por exemplo, conta com quase 230 mil verbetes e traz também a origem das palavras e a data em que elas passaram a ser usadas.
A série Harry Potter já vendeu milhões de cópias e foi traduzida para mais de 60 línguas. O primeiro livro da série foi recusado por dez editoras inglesas até ser aceito pela Bloomsbury. O principal motivo da recusa era o tamanho do livro, considerado grande demais para uma obra infanto-juvenil.
Eu amo ler. Quem me conhece sabe disso. Como é gostoso criar as imagens através da leitura. Televisão está tudo pronto. Livro não. Eu posso criar junto com o escritor.
Ler é muito importante para o seu crescimento intelectual. Não olhe o tamanho do livro e sim o tamanho do prazer que ele irá proporcionar a você.
Um beijo e... continuem lendo amorzinhos!
Fonte: Pode Perguntar - Editora Abril

6 comentários: