sábado, 13 de agosto de 2011

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA - PROFESSOR AILTON

Professor Ailton Dias de Melo

Fantasiar, brincar de reinventar o que acontece no dia a dia é tudo o que as crianças desejam e é também algo que precisam para um desenvolvimento saudável. Como adultos, muitas vezes, não nos damos conta, de que é brincando desta forma que aprendemos a viver, desenvolvemos o intelecto esbanjando criatividade; trabalhamos o emocional realizando desejos, ensaiamos sensações e experimentamos certos traços de agressividade; e ainda nos familiarizamos com a vida social criando historinhas que se passam na escola, no supermercado, no consultório médico, na rua e mesmo em casa. A fantasia é fundamental no desenvolvimento humano e precisa ser respeitada e devidamente trabalhada no processo ensino aprendizagem. Por isso contar história é uma tradição que precisamos sustentar...
(Professor Ailton)
_______________________________________________________________________
Certas palavras que ouvimos nunca deixam de existir em nossa lembrança.
Um dia, uma COLEGA me disse: "Você leva jeito para ser palhaça". (risos).
Hoje, tenho isto como um elogio. Quando ouvi fiquei triste, porque sabia que era para me magoar.
Muitas pessoas magoam sem querer, cabe ao clown (palhaço) - perdoar, esquecer e sorrir.
E sei, profundamente sei, que o palhaço que existe em mim é meu companheiro. Se ele, um dia, for embora - com certeza, ficarei triste. 
Bom saber que muitos clowns existem por aí, sorrindo, brincando, estudando e sendo humanos. Fazendo-se gente na escalada da vida, no ensinar e no aprender.
Há quem diga que eu não cresci.
Há quem diga que eu vejo flores em terreno seco.
Há quem diga que eu não sofro.
Há quem diga que eu não choro.
Há quem diga que o mundo é feio.
O que eu digo? Ah! Eu digo contando histórias. Esse é meu mundo. Talvez não tenha crescido mesmo, porque sou baixinha. Vejo flores sim e até sinto o perfume. Eu sofro e choro como todo mundo. O mundo não é feio - ele é como nós o moldamos. Se é feio a culpa é nossa. Se é bonito a culpa é nossa também. 
Como é o seu mundo?

2 comentários:

  1. Lindo... Você é alegria em pessoa,é assim que eu te vejo!!!Um big bjo... Geovana

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Geo...vindo de você é uma alegria, porque te vejo assim também: alegre, feliz e completamente do bem. Que Deus te ilumine sempre para estar cada vez mais perto de nós. Um beijo.

    ResponderExcluir