sábado, 7 de maio de 2011

SOLUÇÃO NA MEDIDA!



Qual a estratégia mais eficaz para ensinar quantos mililitros cabem em 1 litro?

Anotar no quadro a equivalência 1L = 1.000 ml e pedir que os alunos a memorizem, ou levá-los a perceber qual é a relação entre as unidades, por meio de uma atividade que envolva copos com medidas de mililitros, jarras de 1 litro e garrafas com várias capacidades?

A melhor alternativa é aquela em que o aluno tem a oportunidade de testar hipóteses para construir o conhecimento. Só mostrar as regras sem considerar o raciocínio que levou à sua construção não ajuda a aplicar o que foi aprendido em outras situações.

Fröebel foi o primeiro educador que justificou o uso do brincar no processo educativo. Ele tinha uma visão pedagógica do ato de brincar. Na brincadeira as crianças aprendem a refletir e experimentam situações novas ou mesmo do seu cotidiano, e a ação de brincar está ligada ao preenchimento das necessidades da criança.

Nada melhor do que brincar ou experimentar aquilo que estamos aprendendo. Fica mais fácil e mais divertido.

Beijos aos litros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário