sábado, 28 de maio de 2011

E NO BRASIL, COMO AGE A JUSTIÇA?



GUILHERME EXPLICANDO SOBRE A CONSTITUIÇÃO

ALUNOS DO 4º. ANO C ENTREVISTANDO O ADVOGADO


O ALUNO PAULO LENDO O AGRADECIMENTO

OS IRMÃOS PAULO E GUILHERME




                             "Protesto!!!!! É hora de aprender!!!"






Os alunos do 4º. ano C aprenderam nas aulas de História sobre justiça, direitos e deveres. Todos nós sabemos que temos direitos, mas é bom lembrarmos que também temos deveres. Quando cumprimos nossos deveres e alguém não cumpre os dele e, ainda, prejudica-nos, é hora de cobrarmos a igualdade de direitos e lutar contra as injustiças. "Todos são iguais perante a lei" - um dos princípios básicos da nossa Constituição (conjunto de leis que organiza nosso país). A cada leitura sobre a Constituição e o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, os alunos ficavam cada vez mais curiosos sobre o assunto.
Foi então que tivemos a ideia de convidar o advogado Guilherme da Silva, irmão do aluno Paulo, para nos presentear com uma entrevista. Ele estudou na UEL - Universidade Estadual de Londrina e esclareceu diversas dúvidas. Leia algumas das perguntas feitas pelos alunos:

* Qual a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente?
* O que são os três poderes?
* O que é desigualdade social?
* Como podemos defender a justiça na sociedade?
* Falar em justiça no Brasil não é uma tarefa fácil. Por quê?
* Por que, às vezes, as leis não são respeitadas?
* Qual a diferença entre direitos e deveres?
* A lei maior de nosso país é a Constituição. Como ela é?
* Qual a utilidade dos movimentos sociais, das ONGs e Associações de bairro?
* O que é racismo, discriminação e preconceito?
* O que é um crime inafiancável e imprescritível?

A entrevista aconteceu no dia 26 de maio.
No dia 27 de maio fizemos na sala de aula a simulação de um júri. O crime em questão era sobre cyberbullying e os "promotores" e "advogados de defesa" representaram direitinho. Tinha até juiz! Foi muito divertido!

Tudo em nome da justiça!

Beijos repletos de cidadania da Profe. Drika!

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