terça-feira, 5 de abril de 2011

Dia Nacional do Livro Infantil

 
O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
"Um país se faz com homens e com livros". Essa frase criada por ele demonstra a valorização que o mesmo dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infantojuvenil, brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.
Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.
Depois criou a história "A menina do nariz arrebitado", que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infantojuvenil: O Sítio do Pica-pau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
O Colégio Ressurreição Ortega Josué, iniciou suas comemorações à Literatura Infantojuvenil no dia 1º. de abril, com a Contação de Histórias dos "causos" de Pedro Malasarte. As histórias povoam o imaginário de todos. A mente voa e nada mais divertido do que compartilhar antigos e novos contos.
Foi muito divertido me transformar no Pedro Malasarte com a ajuda de meus pequenos contadores de histórias!
Solte sua imaginação e capriche na leitura e nos estudos!
Beijos da Tia Drika - ops - Pedro Malasarte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário